domingo, 4 de setembro de 2011

Sobre Velhinhos, Velhice e Envelhecer


Há quem trate os idosos com verdadeiro desprezo, total impaciência e incompreensão. Há quem os trate como crianças ou adultos retardados . As duas idéias estão erradas. Idosos devem na verdade ser as pessoas mais incríveis que a humanidade pode produzir, pois conseguiram em um mundo tão turbulento e cheio de doenças, violência e revolta chegar ao fim da vida propriamente dita e isso merece todo o crédito do mundo. Eles guardam uma experiência que nenhum de nós poderia encontrar nos livros e menos ainda na novela das nove.
Eles viveram em tempos onde ser jovem era algo talvez mais perigoso, sem oportunidade e sem liberdade que hoje. Provavelmente sofreram, amaram e trabalharam tanto ou muito mais do que nós todos juntos e ainda estão ali vivos para contar suas histórias, mesmo que a maioria nem esteja disposta a ouvi-la.
E o que eu acho mais interessante nisso tudo é o quanto as pessoas mais jovens desprezam essa vivência. Porque acabamos ignorando muitas vezes que aquele senhorzinho de cabelos brancos sentado na cadeira de balanço pode muito bem ter sido um caçador de ursos polares ou um matador de nazi-fascistas por exemplo, muito mais corajoso que você ou que sua avó pode ter sido a primeira mulher a fazer topless na cidade, mesmo que hoje essa possa não ser a melhor visão do mundo, e eles teriam ótimas histórias para contar, mas você as perde porque prefere a novela das nove e seus personagens fúteis e de nomes estranhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário