domingo, 9 de dezembro de 2012

Das Peculiaridades De Estar Sozinho


  Provavelmente uma forma de manter o amor-próprio em alta. Provavelmente uma forma de explicar o fato de você estar sozinho olhando para uma noite muito bonita com cara de babaca. Provavelmente porque você acabou baixando a trilha de Once – Apenas Uma Vez (quem não assistiu deveria mesmo assistir), para ficar ouvindo no celular. O fato é que estar sozinho te possibilita apesar de todo o apelo dos chocolates trufados, do cinema com todas as suas comédias românticas onde aconteça o que acontecer o Adam Sandler sempre conhece uma garota muito legal, faz algo de sacana, se arrepende e reconquista a moça de um modo espetacular no final (e animais, sempre alguém cria animais, de corujas a golfinhos), apesar do apelo comercial quando você se vê tendo que vagar pelo comércio lotado na véspera de dia dos namorados, tendo que dizer a todos os vendedores que não, não vou comprar aquela almofada de coração onde está escrito I love you e não, não tenho um relacionamento gay por ser o único homem na sessão masculina da loja  nessa época, apenas estou comprando roupas para mim e por estar sozinho.
  Sozinho, é aí que algumas coisas fazem sentido. Esse estágio único e fundamental da vida onde estamos simplesmente sós. Há uma grande magia nisso. Ou uma grande urucubaca, algo sobrenatural, obra da mãe Jussara ou da Cuca, o que também não deixaria de ser mágico. Ou simplesmente uma fase da vida onde você precisa aprender a ser mais amigo de si mesmo. Se não existe ponto sem nó, fabula sem moral, prova sem nota, solidão também deve ter uma razão de existir.
  Deve ser uma boa época para avaliar conceitos, ser mais altruísta, para se entender melhor o eu interior, para ir ao cinema sozinho e ficar meio chateado antes de entrar porque tem muitos casais na fila, durante o filme porque tem um casal se agarrando do seu lado e na saída, já que nesse momento você percebe que além dos pares que entraram no cinema antes de você tem muitos outros que apareceram depois. O fato é que ser só é a única e mais eficiente maneira de ver tudo fazer sentido quando não se estiver mais nessa condição. Tudo tem data e hora certa para acontecer e por vezes perdemos um tempo absurdo tentando simplesmente reverter uma situação que não deve ser revertida e sim apreciada. Por isso, aproveite esse tempo consigo mesmo. Aperte campainhas e saia correndo, passe o dia no computador, leia livros de auto ajuda (na verdade, procure ler outros tipos de livro), ande por aí nos caminhos que  quiser  mesmo se forem os mais longos, saia sem hora para voltar. Esse tipo de coisa faz muito bem e praticamente só pode ser feito a um. Ou isso ou esse texto todo é uma grande farsa porque eu estou sozinho domingo à noite e não tinha nada melhor para escrever, sempre pode ser isso.


4 comentários:

  1. dorei Joca!!!!!! a parte ;"Ou simplesmente uma fase da vida onde você precisa aprender a ser mais amigo de si mesmo" ... foi profundo!!! mesmo q o todo o texto seja so desculpa esfarrapada por tu ta só, n deixa de ser verdade! temos que ser mais amigo de nos mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Você capitou a essência da ideia, uma desculpa esfarrapada,rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha Gostei, você é muito criativo :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Gabriela! Sinta-se sempre á vontade para visitar o blog!

    ResponderExcluir