domingo, 21 de abril de 2013

Sobre Timidez, Descascadores de Legumes E O Princípio Básico da Comunicação


  “O princípio básico é a comunicação”. E comunicar-se é em tese um processo simples. Gestos, palavras, comerciais ruins e textos de blogs sem nenhum temática bem determinada deveriam bastar para que nossa mensagem seja emitida e aceita pelo receptor. E com a linha de comunicação uma vez estabelecida, não há problema que não seja contornado, vontade que não seja compreendida e descascadores de legumes com 7 funções que não possam ser vendidos por aqueles camelôs, embora nesse ponto em especial a comunicação talvez falhe, porque eu nunca entendi as seis outras coisas que um descascador pode fazer além de descascar legumes.
  E tudo vai muito bem nessa sociedade interligada, que se comunica e divide experiências, até que você precisa sair de dentro do seu quarto e enfrentar o mundo lá fora, os motoristas de ônibus chatos, os professores que mesmo na faculdade vão até sua cadeira para ver o que você está fazendo e descobrem que ao invés de um plano de produção, tem várias e várias partidas de jogo-da-velha no seu caderno e colegas que riem de você por apresentar um seminário ruim, embora você tenha estudado bastante e saiba mais que qualquer um sobre o assunto.
  Você é uma pessoa esperta, racional e plenamente apta para enfrentar o mundo lá fora, mas fica tudo meio embaraçado pela timidez. Timidez tem seu aspecto positivo, é algo charmoso e difícil de se encontrar nessa sociedade onde muita gente prima por raspar as laterais da cabeça no zero e usar óculos que se utilizados como guarda-sol, poderiam abrigar uma família de quatro pessoas na praia em um dia quente. A questão é o quanto deixamos de nos expressar e de agir por conta dessa tal timidez. Essa sociedade que teoricamente baseia-se na comunicação não vai entender quando você gaguejar e esquecer o próprio nome em uma apresentação formal, que vai deixar as perguntas do professor serem respondidas por ele próprio, apesar de que você mesmo sabe todas as respostas, que vai te fazer deixar de reclamar quando pedir um pastel de frango e te mandarem um de camarão, ainda que você seja alérgico a camarão.
  Ser tímido faz com que muita coisa fique por dizer, ou pior, que seja dito errado. E assim, você de um leque imenso de possibilidades de iniciar uma conversa, só consegue dizer que viu um carro da Funerária Poupa Urna (porque realmente existe uma funerária com esse nome), leva falta porque não respondeu alto o suficiente o professor na hora da chamada e deixa de dizer o que sente por pura timidez. E muitas vezes encontramos do outro lado pessoas que tem um modo similar de comportamento, transformando tudo numa espiral infinita de cenas de feno rolando no deserto, o que torna a comunicação algo a ser trabalhado.
   Então por mais que seja difícil gritar quando perder o único ônibus no raio de 2 km que pode te levar pra casa, por mais complicado que seja dizer o que se pensa quando temos a certeza de que vale a pena, por mais complicado que possa ser ter aulas de inglês que te obrigam a falar uma língua estranha com pessoas que você só vê duas vezes por semana, devemos ir contra esses medos, começar a expor o que precisamos, perder o receio de acertar e de errar e principalmente de comprar aquele descascador de legumes. Esses pequenos instantes de hesitação guardam para si novas realidades, assim não tem jeito, é inalar essa bombinha de asma a qual chamamos de coragem e ir pra chuva se molhar, afinal, “é preferível a coragem a omissão”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário