domingo, 27 de janeiro de 2013

Um Post de Luto


    Dessa vez vocês não verão por aqui uma imagem divertida e nem tiradas cômicas. Não hoje. Eu apenas não consegui postar algo que parecesse tão corriqueiro, tão leve, tão comum a nossas vidas. De repente tudo pareceu tão pequeno, tão frágil, tão supérfluo que julguei uma insensibilidade e uma contramão a tudo o que todos estão sentindo, a tudo o que eu mesmo estou sentindo. Então escrevi isso. Minha homenagem, meu desabafo, o meu pensamento. Sei que esse texto vai ser lido por alguns levando em consideração o calor do momento. Outros o irão pular por ser a batida triste da mesma tecla já tão vista no dia de hoje na mídia e comentada onde quer que se ande. Mas eu realmente acredito que as pessoas vão entender o a minha intenção e irão compartilhar desse sentimento.
  Tantos jovens. E logo nesse dia. Dia em que comemorava e compartilhava a conquista do vestibular com meus amigos, que conversava com alguns deles, que compartilhei desabafos, que joguei aqueles joguinhos nas redes sociais, que olhava para a televisão entre um momento e outro de frente para o computador. Uma madrugada pacata, de uma vida pacata. Não sai da minha cabeça desde que fiquei sabendo pela manhã do ocorrido, que naquela mesma hora, naquele exato momento, tantas vidas jovens se apagavam simultaneamente a minha existência que continuava e que agora escreve esse texto. Hoje reabri o boletim do Sisu. Não pude deixar de pensar que muitos daquelas pessoas, jovens como eu ou você, esperavam por aquele resultado ou quem sabem, o comemoravam. Fui dormir pensando no homem que eu posso me tornar daqui a quem sabe dez anos. Pensando no curso que iniciarei a alguns meses. Pensando no texto que eu postaria hoje no blog. Fui dormir e acordei. Vi um novo dia nascer, sem fazer ideia que essa dualidade tão grande que existe em tudo o que nos rodeia, se mostraria. E com tanta força.
  Duvido muito que em dias como esse a própria natureza não se enlute. Impossível não notar como tudo pulsa de modo diferente, as horas passam de uma forma que simplesmente não podemos explicar. Deve ser o mundo tentando doar sua parcela de compreensão e consolo a tantas vidas jovens que se foram e de uma vez só. Consolo não apenas aos que faleceram lá, mas aos pais, filhos, amigos, irmãos que acabaram indo em parte com eles. E de um modo tão abrupto. Uma energia jovem, que com toda certeza ocupou um valioso espaço nesse mundo e que o curso natural das coisas não conseguiria deixar ir assim, de forma tão doída.
  Sei que o que ocorreu hoje em Santa Maria vai ser alvo incansável da mídia, que com certeza irá cumprir sua função de informar, comunicar e dar sua parcela de apoio no que for possível. Mas temo que ela extrapole a atenção por interesses não tão nobres, como ocorre por vezes. De resto, minha crença de que tudo tem um porque será mantida. O fato de não sabermos as respostas jamais irá anular a existência delas. Com ou sem explicação, o domingo 27 de janeiro de 2013 será triste para todo o sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário