domingo, 28 de outubro de 2012

Indecisão Profissional E Talentos Desperdiçados

  As pessoas estão fazendo tudo mais cedo. Se casando mais cedo, morrendo mais cedo, tendo filhos mais cedo, acordando mais cedo (não que por isso durmam mais cedo também). E principalmente estão exercendo o ofício máximo da humanidade de escolher caminhos errados e tomar decisões das quais irão se arrepender por toda uma vida, cada vez mais cedo.
  Escolher uma profissão por exemplo. Essa escolha tem sido forçada a ser cada vez mais precoce. Como por jovens de 14, 15 anos para decidirem onde atuar por uma vida toda, se tudo que eles querem é ir ao show do Restart ou faltar aula para assistir a Hannah Montana? Tudo na vida tem seu tempo. Por isso mesmo não adianta dar pausa no Xbox para ir a tantas feiras de profissões, testes vocacionais, cursinhos específicos. Óbvio que é preciso crescer e que o tempo é implacável, mas vai ver não  é preciso ter tanta pressa em se tornar um adulto socialmente aceito, mas um profissional  lastimável e insatisfeito, como tanto acontece, só para atingir um status, fazendo com que sua família te entenda, respeite sua coleção de Smurfs feitos de chumbo e seu medo quase patológico do palhaço Bozo, que persiste até hoje.
  Além disso, fico imaginando quanta gente boa perdemos todos os dias para esse requisito social que é estar graduado em algum desses ramos tidos como top. Quantos excelentes cineastas, comediantes, escritores, jardineiros, criadores de porco e vendedores de pipoca doce perdemos a cada colação de grau só pelo medo de uma simples surra e alguns anos expulso de casa? É preciso crescer sim, mas para se realizar e tornar o mundo algo como aquele da propaganda de achocolatado, onde correm rios de chocolate branco e se surfa em biscoitos recheados. Do jeito que estamos indo, vamos continuar injetando café com leite nas veias um dos outros por muito mais tempo, só para satisfazer algum requisito da sociedade, mesmo que seja preciso negar nossas aptidões e esquecer de vez o surf no chocolate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário