sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sobre Calças Jeans, Entrevistas de Emprego e o Valor que Damos as Pessoas




Outro dia estava participando de uma entrevista de emprego e vi algo que me deixou bastante curioso: a entrevistadora recriminou todos que estavam de calça jeans (a sala inteira, quinze pessoas !). Ela disse que cada ambiente necessita de um vestuário adequado e blá, blá, blá, e não pude deixar de pensar nesse momento no Steve Jobs. Pois veja bem, nós estamos em uma entrevista de empregos, competindo por algo relativamente insignificante. Importante para nós, mas quando comparado com o Steve Jobs apresentando um produto de aceitação mundial, com investimento de milhões, aquele empreguinho que você foi chamado a pleitear não passa de uma xurumela (embora eu ainda esteja em dúvida sobre o real significado dessa palavra, mas soa legal). E nada impede esse mesmo Steve Jobs de usar calça Jeans. E com a mão no bolso pra completar! E ninguém aponta pra ele e diz: “você está errado”, “assim a Apple vai falir”.
E qual a verdadeira diferença entre eu, você e o Steve Jobs (além das ações valorizadas na Bolsa)? Nenhuma. Apenas o valor que nós próprios damos a ele. A resposta é bem um velho clichê, mas não se pode fazer nada a respeito, é a mais pura verdade.  Vai eu apresentar um produto pra Apple ou o Steve Jobs participar de uma seleção de emprego com aquela doida lá, os dois de calça jeans pra ver o que acontece.
É clichê, mas fazer o quê se eles guardam a verdade universal das coisas? Quando vamos valorizar as pessoas pela sua capacidade e não pela aparência e aceitar que aquele mendigo de toca rasgada,parecido com o Chuck Norris, que sempre está parado perto da sua casa pode ter idéias legais, quando não está bêbado? E mesmo usando calças jeans.  

3 comentários:

  1. Poxa, que discriminação contra calça jeans, o que diria Levi Strauss sobre sua criação agora ser tão recriminada.Mas acredito eu que foi pura ignorância e implicância da tal sujeitinha :D

    Ao manifesto do "eunãovivosemjeans!"

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada demais pelo título do post pra comentar algo a mais sobre a espécie de recriminação.O que eu acho,é simplesmente que num mundo contemporâneo,achar que as tais calças "jeans" é um vestuário a se considerar desarrumadoé bobagem.Essa mulher deveria estar com sérios problemas sexuais,acho.Não que haja correlação entre as coisas.Afinal,não é o que dizem?rsrs

    ResponderExcluir
  3. ...a ironia é que,no fim,acabei comentando sobre a recriminação ¬¬.Sem palavra a minha pessoa

    ResponderExcluir